Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
CTG atinge marca de 1,9 milhão de peixes soltos nos reservatórios das hidrelétricas da região
07/04/2021 07:56 em Ambiente

 

JORNAL DA ILHA - Ambiente

Ilha Solteira - A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, promove nesta semana a soltura de mais 210 mil peixes das espécies Curimbatá, Pacu-Guaçu e Piapara nos reservatórios das Usinas Jupiá e Ilha Solteira, operadas pela empresa, no rio Paraná.

Com a ação, a CTG Brasil atinge, só neste ano, a marca de 1,9 milhão de peixes soltos no rio Paraná. Em março, em comemoração ao Dia Mundial da Água, a empresa realizou a soltura de outros 1.291 milhão peixes.

Serão duas solturas, a primeira ocorreu na segunda-feira, dia 5, na Ponte Tietê, área do reservatório de Jupiá, e a segunda será nesta quarta-feira, dia 7, em Quitéria, área do reservatório de Ilha Solteira. Devido à pandemia de Covid-19, as solturas serão conduzidas apenas por profissionais da área de Meio Ambiente da empresa, sem a participação de alunos ou da comunidade.

A ação faz parte do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, realizado pela CTG Brasil com o objetivo de repovoar e garantir a diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas. As solturas são autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os peixes são produzidos na Piscicultura da CTG Brasil, em Salto Grande (SP). No laboratório, além da produção de peixes, são desenvolvidas pesquisas em parceria com universidades. Desde o início do programa, mais de 36 milhões de peixes foram soltos nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema

COMENTÁRIOS