Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Fauna Silvestre de Araçatuba será catalogada pelo governo municipal
26/07/2020 11:49 em Ambiente

GRANDES LAGOS NOTÍCIAS - Ambiente

Araçatuba - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), com o objetivo de subsidiar e dar diretrizes para ações de adequações ambientais no município, iniciou um trabalho de levantamento da biodiversidade com foco na fauna silvestre em áreas urbanas da cidade.

Este estudo é importante pois o conhecimento sobre a fauna silvestre é o ponto de partida para definir áreas prioritárias para a conservação, bem como para dar subsídio à tomada de decisões relativas ao manejo da fauna silvestre, às análises de estudos e relatórios de impacto ambiental, aos programas e ações de educação ambiental, entre outras políticas públicas que trazem melhorias para todos.

“O período é oportuno para a realização desse trabalho, tendo em vista que, com os parques fechados devido a pandemia, colaboradores e vigias da SMMAS já têm relatado o avistamento de animais silvestres que passaram a se aproximar de zonas ecologicamente ativas em áreas urbanas, como é o caso do Parque da Fazenda e do Parque Ecológico Baguaçu que tem seus ecossistemas conectados ao grande Corredor Ecológico das Áreas de Preservação Permanente do Ribeirão Baguaçu”, explica o secretário da SMMAS, Lucas Savério Proto.

O trabalho ocorrerá ao longo de doze meses e está sendo inicialmente realizado por biólogos da SMMAS que irão inventariar as espécies da avifauna e mastofauna, apenas por métodos não invasivos de observação e levantamento, visitando matas em áreas de preservação permanente na área rural e em 3 grandes áreas verdes na área urbana de Araçatuba, sendo: Parque Ecológico Baguaçu, Parque Municipal da Fazenda e fragmento de floresta no Zoológico Municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro.

A ação em campo será complementar ao esforço em pesquisa bibliográfica, a fim de compilar artigos e inventários pré-existentes. Cidadãos, estudantes, professores, empresas ou demais instituições que possuírem informações relevantes relacionadas à fauna ou levantamentos sobre espécies locais, concluídos ou em desenvolvimento, poderão disponibilizar informações ou colaborar entrando em contato pelo email da SMMAS: smmas@aracatuba.sp.gov.br .

Colaboradores da SMMAS enviaram alguns registros já obtidos para que possamos divulgar. A proposta é que através das imagens e informações, habitantes locais passem a conhecer as características das espécies e importância de sua preservação, tendo em vista que conhecer é o primeiro passo para que todos possam conviver, respeitar e preservar os animais nativos da nossa cidade.

COMENTÁRIOS