Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Defesa Civil Estadual faz alerta para temporais a partir de sábado
20/12/2019 18:48 em Ambiente

JORNAL DA ILHA - Ambiente

São Paulo - A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou um alerta para chuvas intensas em todas as regiões paulistas a partir deste sábado (21). A possibilidade de temporais com descargas elétricas e rajadas de vento a qualquer horário se estende até a véspera de Natal, na terça (24), em especial na região metropolitana de capital.

Entre segunda (23) e terça, as chuvas atingem com mais intensidade as regiões do Vale do Ribeira, Litoral, Vale do Paraíba, Campinas, Franca e Ribeirão Preto. Devido ao mau tempo, aumentam as chances de deslizamentos e inundações. Em situações iminentes de emergência, a Defesa Civil recomenda que a população deixe imediatamente as localidades em risco e procure abrigo em regiões seguras.

Para mais informações sobre como agir antes, durante e depois das chuvas, estão no ar os sites spalerta.sp.gov.br e defesacivil.sp.gov.br, além dos perfis em redes sociais @defesacivilsp (Twitter e Instagram) e @defesacivilestadual (Facebook).

Fique Sabendo

Dicas de segurança durante tempestades: Se estiver na estrada com chuva muito intensa, procure um local coberto e seguro e aguarde o tempo melhorar. Nunca enfrente enxurradas ou atravesse vias alagadas, pois águas de inundação são pesadas e violentas. Apenas 15 cm de água em movimento podem derrubá-lo, e 30 cm de água em movimento são suficientes para arrastar um veículo. Se estiver em qualquer área aberta, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente. Mantenha distância de objetos altos e isolados ou metálicos, como árvores e guarda-sol. Não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas. Ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos. Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco.

COMENTÁRIOS