Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
CTG Brasil inova no processo de seleção de novos profissionais para a companhia
20/07/2021 09:46 em Empresas

 

JORNAL DA ILHA - Empresas

Ilha Solteira - A CTG Brasil, umas das líderes em geração de energia limpa no País, implantou uma ferramenta inovadora para monitorar a qualidade do processo de seleção de novos profissionais para a companhia. A iniciativa avalia e integra dados sobre a satisfação de candidatos e gestores envolvidos em processos seletivos, auxiliando no aperfeiçoamento da dinâmica de Recrutamento e Seleção liderada pela área de Pessoas & Cultura da companhia.

“Ouvir os candidatos nos dá insumos para evoluirmos cada vez mais em como proporcionar a melhor experiência para os profissionais, contribuindo para a atração e retenção de talentos alinhados aos nossos valores. Além disso, o uso de dados nos traz embasamento para promovermos melhorias estratégicas”, explica Giovanna Poladian, diretora de Pessoas & Cultura da CTG Brasil. “A participação dos gestores nas pesquisas também é fundamental, inclusive após o fechamento da posição. Além de sinalizar possíveis melhorias para a experiência desse público, gera um senso de corresponsabilidade, importante para o bom desempenho do processo”, completa a executiva.

A pedido da CTG Brasil, a ferramenta foi desenvolvida pela Pin People, startup especializada em Employee Experience, culminando no lançamento de um produto intitulado Candidate Experience. Em maio de 2020, a CTG Brasil iniciou seu projeto de Employee Experience, selecionando a Pin People como parceira para automatizar e facilitar a coleta de dados dos profissionais. A implantação ocorreu em julho de 2020, como parte da reformulação da Jornada de Integração de novos profissionais na companhia. A Jornada foi estendida, com a inclusão de novas atividades, e, a partir da pandemia de Covid-19, o processo tornou-se 100% online. “Estabelecemos uma relação mais próxima com os profissionais desde o processo seletivo, uma vez que eles já terão a oportunidade de conhecer melhor a cultura da empresa e retornar em futuras oportunidades”, afirma Giovanna.

Desde então, a área de Pessoas & Cultura recebeu mais de 600 feedbacks de candidatos em mais de 200 processos seletivos, por meio de respostas a questionários e comentários inseridos na ferramenta. Fatores como preferência por seleções 100% online e valorização de uma postura humanizada durante o processo seletivo foram destacados como pontos positivos pelos candidatos. Com o auxílio de recursos como o Employee Net Promoter Score (eNPS), também foi possível apurar a percepção dos candidatos a respeito da empresa, que atualmente alcança taxa de indicação externa (promoção) acima de 50%.

Do lado do gestor, foram recebidas mais de 100 avaliações, que revelaram a preferência pela condução de processos seletivos pela equipe interna de Recrutamento e Seleção da CTG Brasil – versus consultorias externas de recursos humanos – e a necessidade de treinamentos internos sobre boas práticas de entrevistas em processos seletivos.

A cultura de inovação da CTG Brasil vem favorecendo a atuação estratégica da área de Pessoas & Cultura da CTG Brasil. “Buscamos trazer o olhar da inovação para a CTG Brasil, com soluções disruptivas para os desafios da companhia”, afirma Giovanna. A oportunidade da parceria entre a CTG Brasil e a Pin People surgiu no espaço de coworking Cubo, ambiente de inovação do Itaú, onde a CTG Brasil realizou o lançamento do Projeto de Cultura da empresa, em 2019.

Na ocasião, a Pin People foi uma das startups escolhidas para a realização de um pitch, que chamou atenção da CTG Brasil. “Já tínhamos a necessidade de mensurar a efetividade das nossas ações, como o onboarding de novos profissionais, e a Pin People apresentou ferramentas interessantes”, explica Giovanna. Posteriormente, a empresa identificou a oportunidade de monitorar a experiência de candidatos em processos seletivos, dando origem à estruturação do produto de Candidate Experience pela startup

COMENTÁRIOS